segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A ROSA-CRUZ MAÇÔNICA

Pouca gente sabe, aliás, são poucos até os maçons brasileiros que sabem, mas a Maçonaria possui uma Ordem Rosa-Cruz interna, restrita a Mestres Maçons.
Isso mesmo, seu nome é Societas Rosicruciana e funciona como uma Ordem dentro de outra Ordem. É oficialmente um Corpo Maçônico de Convite, ou seja, não adianta apenas ser maçom e possuir os requisitos se você não for convidado. A Societas é administrada em nível nacional por um Grande Conselho, o qual é presidido por um “Supremo Mago”. A dos EUA (Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis - SRICF) foi fundada em 21/09/1880 pela Societas da Escócia, a mais antiga do mundo, e funciona como um Corpo Anexo do Rito de York.
A Societas Rosicruciana tem seus ensinamentos divididos em 09 graus, como muitas das demais instituições Rosa-Cruzes tradicionais. Os graus têm as seguintes denominações:
PRIMEIRA ORDEM: I - Zelator, II - Theoricus, III - Practicus, IV - Philosophus;
SEGUNDA ORDEM: V - Adeptus Minor, VI - Adeptus Major, VII - Exemptus Adeptus;
TERCEIRA ORDEM: VIII – Magister, IX – Magus.
O nono grau é restrito ao Supremo Mago e seus dois substitutos, mas também concedido pelo Supremo Mago a outros como uma distinção honorária.
A Rosa-Cruz Maçônica chegou recentemente ao Brasil através da SRICF (Societas dos EUA), com a criação da Societas Rosicruciana in Brasilia, tendo o ingresso aos seus quadros restrito aos Mestres exaltados ao grau de Maçom do Real Arco  e regulares perante o SGCMRAB – Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.
Se a Societas Rosicruciana é um mistério até para a maioria dos maçons, o que menos ainda se pode mensurar é sua influência na história das Sociedades Secretas. Para se ter uma ideia, três membros da Societas da Inglaterra, Woodman, Westcott e Mathers, fundaram em 1888 a famosa Golden Dawn, com estrutura e rituais baseados na Rosa-Cruz Maçônica.
Por meio das Societas, a Maçonaria tem dado sua parcela de contribuição para a manutenção dos ensinamentos e filosofia rosacruciana.

Um comentário:

  1. Caro Carlos Nascimento,

    Parabéns pelo seu artigo!

    Gostaria de contribuir fazendo algumas observações:

    - A Societas Rosicruciana (SocRos) é uma Ordem independente não estando subordinada a nenhuma organização, Maçônica ou não Maçônica. No Brasil e nos Estados Unidos ela une forças com o Rito de York.

    - O objetivo da Societas é o estudo teórico de assuntos ligados ao conhecimento Rosicruciano. Dentre eles podemos destacar o Cristianismo, a Cabala e o Hermetismo.

    - Não existe uma 'SocRos in Brasilia'. O que existem são dois Colégios Rosicrucianos subordinados à SRICF (a SocRos dos Estados Unidos). O primeiro é o Collegium Arcanum Arcanorum #1, situado no RJ, que congrega Fratres de todo o Brasil, com excessão dos da região sul, e o Collegium Crux Autralis #2, que congrega os Fratres da região sul. Eles foram fundados em 2009 com autorização.

    - Além de ser Maçom do Real Arco ativo, o postulante deve ser Cristão e não pertencer a nenhuma outra organização rosacruz.

    - Todos os graus da SocRos podem ser concedidos honorificamente. Porém, tanto o nono quanto o oitavo grau são concedidos normalmente (por ritualística de iniciação) à Fratres pelo próprio Supreme Magus. Os membros desse graus fazem parte do High Council da SocRos e do Colégio do Supreme Magus.

    - Os graus da primeira ordem são de aprendizagem. Os Fratres se reunem em colégios sob a coordenação de Celebrantes e sob o governo de Adeptos Chefes. Os graus da segunda ordem são de ensino e seu Fratres se reunem nos Colégios de Adeptos. Os graus da terceira ordem são graus de governança e os membros desse grau fazem parte do Alto Conselho e se reunem no Colégio do Magus Supremo.

    Mais informações podem ser obtidas no site da SRICF (www.sricf.org) e nos sites dos Colégios brasileiros (www.arcanumarcanorum.org e www.collegiumcruxaustralis.org).

    Espero ter contribuido.

    Um forte e TFA!

    Paulo Cesar Barreto, IXº SRICF
    Adepto Chefe do Collegium Arcanum Arcanorum #1

    ResponderExcluir