sábado, 24 de setembro de 2011

Casamento Maçonico



O entardecer do dia 16 de abril foi mais do que especial para Naiane Beltrami e Francesco Falcone. Os dois já haviam celebrado seu amor em Puglia, na Itália, e vieram ao Brasil reforçar mais uma vez seus votos de casamento diante de amigos e familiares em duas cerimônias, sendo uma delas na Maçonaria, a pedido do maçon Roberto Beltrami, pai da noiva.
Os mais de 100 convidados do enlace tiveram a oportunidade de presenciar um rito não tão comum aqui na cidade. A loja maçônica “Luz e Trabalho”, que fica no centro de Santa Maria e causa curiosidade por quem passa na frente, é de arquitetura interna conhecida por poucos, e abriu as portas para uma sessão magna branca para a consagração matrimonial dos noivos. Uma sessão pública, marcada pela quebra de mistérios e de muita emoção.
Cerca de 16 maçons faziam parte da guarda de honra que formou a abóbada de aço para receber Naiane e Francesco ao som da marcha nupcial. Ela usava um vestido prata em seda plissada e Francesco um terno, até então, poucas novidades diferentes de uma cerimônia realizada pelas Igrejas Católica ou Evangélica.
O ritual de casamento dos noivos foi conduzido pelo venerável mestre da loja, Jaime Maia, que salientou que a maçonaria não é uma religião, mas os maçons têm profundo respeito por todas as religiões e nunca iniciam seus trabalhos sem antes elevar seu pensamento ao supremo criador dos mundos e abrir o livro da lei, a Bíblia.
Jaime contou com o apoio do mestre de cerimônias maçon incumbido da função de receber e acomodar os convidados. Além da troca de alianças, outros gestos simbólicos foram governados por ele, como a quebra da vara de cristal, mostrando que nada poderia interferir no amor do jovem casal.
Em pé, a frente do venerável mestre, os noivos foram incensados por três vezes para que o perfume se elevasse a Deus e ele derramasse os votos de prosperidade e felicidade. Perante o fogo sagrado, tiveram seus corações purificados e, após, os noivos foram unidos pelo cordão vermelho e branco, emblema da pureza e do amor. A salva de prata, contendo as alianças trocadas pelos noivos foi entregue por Jaime em um ato que causou emoção entre os convidados. Após a simbologia, a comunhão das almas de Naiane e Francesco foi consagrada pela água e pelo vinho.
Ao finalizar a cerimônia, novamente foi feita a abóbada de aço e o túnel de espadas manejadas pelos maçons que ocuparam a primeira fileira de assentos, por onde o cortejo, formado pelos noivos e convidados, deixou o local.
A loja maçônica Luz e Trabalho há mais de 130 anos faz parte da história de Santa Maria e não há uma exatidão de quantos casamentos já foram celebrados no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário