quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Posse do Grão-Mestre da Glomaron

 É prestigiada por representantes de todos os Estados

Em cerimônia que contou com a presença de maçons de todo o Estado, de autoridades municipais, estaduais e militares, e de representantes da maçonaria de todos os estados brasileiros, tomaram posse no sábado, dia 17 de setembro o Grão-Mestre da Glomaron, Juscelino Moraes do Amaral, e o Grão-Mestre Adjunto, Antônio Alves Pereira.

As atividades da posse começaram na sexta-feira, dia 16/09 quando foram proferidas palestras pelo
Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Mato Grosso do Sul, Jordão Abreu da Silva Júnior, e pelo ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, Manuel Maria de Souza Neto.

A cerimônia pública de posse ocorreu no sábado, dia 17/09, no auditório do Tribunal de Contas, oportunidade em que Juscelino recebeu inúmeras homenagens.

Com o auditório lotado de convidados, maçons e não-maçons, a cerimônia teve início com a recepção dos Grão-Mestres dos Estados ao som de músicas regionais e com a projeção de imagens de cada Estado no telão. Escoltados por jovens da Ordem Demolay e da Ordem Internacional das Filhas de Jó, cada Grão-Mestre era conduzido ao respectivo local reservado à mesa.
A entrada do Grão-Mestre e do Grão-Mestre Adjunto da Glomaron, reeleitos para mais um mandato de quatro anos, foi aplaudida de pé pelos convidados.

Depois da entrada da bandeira brasileira e da apresentação do Hino Nacional, Juscelino Moraes do Amaral foi empossado pelo presidente do Conselho Superior Eleitoral, Marco Antônio de Faria, em cerimônia presidida pelo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Amazonas.

A Grande Loja do Amazonas foi convidada a presidir o início da sessão por ser a “Grande Loja Mãe” da Glomaron.
Depois de prestar o juramento inerente ao cargo, o Grão-Mestre já empossado recebeu os paramentos das mãos da esposa, Michelle Amaral.

O ritual foi repetido para a posse do Grão-Mestre Adjunto Antônio Alves Pereira.
Após receber placas com homenagens de várias Grandes Lojas Maçônicas, e homenagear a Grande Loja do Estado do Amazonas, Juscelino fez uma homenagem especial à sua mãe, dona Maria Natividade de Moraes, que fez questão de prestigiar o filho na cerimônia.

Em seu discurso, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, destacou a importância da Maçonaria para o desenvolvimento da sociedade da Capital e disse os maçons tem apoiado boas ações, principalmente quando visam a melhoria das condições de vida na cidade e o atendimento de famílias necessitadas.

O Grão-Mestre da Grande Loja do Amazonas, Átila Atala Tuma, fez um discurso de reconhecimento da posição de destaque que a Glomaron ocupa atualmente no cenário nacional, e agora, buscando conquistar visibilidade internacional. Ele disse que grande parte desse sucesso é atribuída à atuação de Juscelino como Grão-Mestre.

O Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica Brasileira – CMSB, Vanderlei Freitas Valente, destacou o prestígio da Glomaron e do Grão-Mestre Juscelino Moraes do Amaral na maçonaria brasileira e internacional. Segundo ele, embora jovem, a Glomaron já conquistou o seu espaço pela atuação exemplar e fiel aos princípios da Maçonaria.

Em seu discurso de posse, Juscelino Moraes do Amaral deixou patente que o brilho e o sucesso da Glomaron se deve à atuação firme e determinada dos maçons das Lojas jurisdicionadas. Disse que a ele cabe dirigir os trabalhos, cujos resultados não seriam possíveis sem a união dos maçons de Rondônia.

Juscelino agradeceu à equipe que fez parte do Alto Corpo na gestão passada, e disse ter a certeza de poder contar com os novos ocupantes dos cargos da Glomaron para conduzir os trabalhos nessa nova gestão.

Agradeceu especialmente às famílias dos maçons e aos Grão-Mestres e representantes das Grandes Lojas dos Estados e do Distrito federal que em grande número prestigiaram o evento.

Por fim, o Grão-Mestre da Glomaron disse que a cada dia está mais convencido de que é possível transformar o mundo em um lugar melhor para todos, a partir dos ensinamentos de que todo o bem que fizermos nos é retribuído da mesma forma.
Após a cerimônia os convidados se reuniram para um jantar de confraternização, no Aquárius Selva Hotel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário