sábado, 24 de setembro de 2011

judeu Judaísmo – Religião Monoteísta
Judaísmo  é o nome dado a religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteístas, as outras duas são o cristianismo e o islamismo.
O judaísmo, sugerido da religião mosaica, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (às vezes chamado de Adonai (“Meu Senhor”), ou HaShem (“O Nome”) – ver Nomes de Deus no Judaísmo), como criador e Deus e a eleição de Israel como o povo escolhido a receber a revelação de Torá que seriam os mandamentos desse Deus. O judaísmo tem como visão no mundo, que Deus é o criador ativo do universo e que tem o poder de influenciar a sociedade humana, no qual o judeu é aquele que pertence a uma linhagem que tem um pacto eterno com esse Deus.
O judaísmo possui muitas doutrinas e tradições, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e oseventos  históricos sobre a comunidade judaica, nos quais são seguidos em maior ou menos grau pelas diversas ramificações judaicas. Entre essas doutrinas mais conhecidas podemos encontrar o uso de objetos religiosos como o quipá, costumes alimentares e culturais como cashrut, brit milá e peiot, além do uso hebraico como língua litúrgica.
Ao contrario do que as pessoas deduzam, os judeus não são obrigados a seguir o judaísmo, porém, o judaísmo só pode ser praticado por judeus. Hoje o judaísmo tem cerca de 13 milhões de fiéis em todo o mundo.
Apesar de ser uma religião de pouca conversão, efetivamente respeita a pluralidade religiosa desde que tal não venha a ferir os mandamentos do judaísmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário