sábado, 24 de setembro de 2011

budismo  é uma família de crenças e práticas que por muitos é considerada uma religião, ela é baseada nos ensinamentos a Siddhartha Gautama, mais conhecido como “O Buda“, que nasceu onde hoje é o Nepal. Ele viveu e ensinou na região nordeste do subcontinente Indiano e morreu por volta de 400 a. C.
Ao contrário do que muitos pensam o budismo não é uma religião, pois nela não existe um Deus criador, não existem dogmas e nem proselitismo, mas também não seria correto denominá-la apenas como uma filosofia, pois ela aborda muito mais do que uma absorção intelectual. O budismo não tem uma definição, tendo aquela que qualquer praticante lhe queira atribuir. Ela pode ser denominada de caminho de crescimento espiritual, através dos ensinamentos dos Buddhas.
Basicamente, os ensinamentos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento, despertando no praticante o entendimento da realidade última.
Para compreendermos um pouco do budismo deve-se saber que: o desejo causa inevitavelmente a dor. Então, é preciso eliminar o desejo para se eliminar a dor. Com a eliminação da dor, atinge-se apaz interior, o que para eles é sinônimo de felicidade.
A moral do budismo é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treinamento mental foca na disciplina moral, concentração meditativa e sabedoria.
O budismo tem como base as Quatro Nobres Verdades, ligadas à constatação de existência de um sentimento de insatisfação inerente à própria existência, que pode ser transcendido através daprática do Nobre Caminho Óctuplo.
O budismo é simbolizado pela flor de lótus e cruz suástica.
buda O Budismo é uma religião?
O Buda
lotus O Budismo é uma religião?
Flor de Lótus

Nenhum comentário:

Postar um comentário