segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MAÇONS que MUDARAM a MAÇONARIA: FRIEDRICH SCHROEDER

Friedrich Ludwig Schröder (03 de novembro de 1744 - 3 de setembro de 1816) foi um ator alemão, gestor e dramaturgo. Schroder foi um dos reformadores da Maçonaria Alemã, que sofria forte decadência, e submeteu sua obra dos graus simbólicos aos Mestres de Hamburgo em 29 de junho de 1801, que a adotaram por unanimidade. Logo, o rito conquistou numerosas Lojas em toda a Alemanha, e com os anos recebeu o nome de seu fundador, RITO SCHRÖDER.
Ele nasceu em Schwerin. Depois da morte de seu padastro, em 1771, Schröder e sua mãe assumiram a gestão do teatro de Hamburgo, e ele começou a escrever peças de teatro, principalmente adaptações do Inglês. Em 1780 ele deixou de Hamburgo, e depois de uma turnê com sua esposa e um ex-aluno, aceitou um contrato no Teatro da Corte de Viena. Em 1785, Schröder assumiu novamente sua gestão no Teatro de Hamburgo. Ele morreu em 1816.
Como ator, Schröder foi o primeiro a afastar-se do estilo das antigas tragédias. Como gerente, ele elevou o padrão das peças apresentadas e foi o primeiro a apresentar Shakespeare perante a opinião pública alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário