terça-feira, 4 de outubro de 2011

O que significa MICTMR

M.I.C.T.M.R., como o vemos estampado em inúmeros lugares inadequados, significa algo muito simples, que os exibicionistas pululam na Maçonaria.

O que desejam pessoas que usam adesivos (como os que se vê abaixo) com a inscrição MICTMR colados aos pára-choques de seus carros e em outros lugares inapropriados?

Símbolo MICTMR em imagem de adesivo para carros

M.I.C.T.M.R.
Desrespeitando os princípios da necessária discrição, de manter a circunspeção que é um dos pilares de suporte, alguns “maçons” (propositalmente entre aspas e minúsculo) saem pelo mundo profano demonstrando uma insensata e enorme vontade de gritar a plenos pulmões o fato de fazerem parte de Ordem. Certo é que a Ordem não os fez, embora possam ter sido iniciados, a Ordem não faz parte deles. São pedras brutas, sem nenhum aparo ou polimento e buscam ostentar o brilho que não é deles e que, talvez, nunca venham a possuir. Será que tais pessoas não aprenderam ss, pp e tt? Será que precisam pendurar uma melancia no pescoço com a inscrição “Sou Maçom”?


O significado para os Profanos
Se você não é maçom e está curioso sobre o significado da sigla, saiba que, a menos que venha a fazer parte de um Loja Maçônica, nunca terá certeza sobre qual é a resposta certa. Perguntando, você poderá obter respostas absurdas tais como:
  • Mamão Inhame Cebola Tangerina Melancia Rúcula
  • Mais Ignóbil Cretino Também Merece Respeito?

Para todos os efeitos, dê-se por satisfeito com a seguinte explicação. M.I.C.T.M.R. são as iniciais das palavras que compõem a expressão Mens In Corpore Tantum Molem Regit, que vem do latim. Uma tradução aproximada seria “A mente rege a grande massa corpórea” ou, sintetizando, a mente dominando o corpo.

Aos “digníssimos” produtores de adesivos MICTMR.
Respeitáveis senhores, mercantilizar a Maçonaria pode parecer um bom negócio, mas, sob a ótica da lógica comercial, fabricar e vender esses adesivos não passa de uma bobagem ambiciosa. Façamos os cálculos. Hoje é possível encontrar esses produtos à venda em múltiplos lugares, até no mais popular dos shoppings da internet, o Mercado Livre, eles são ofertados. Na primeira busca que fizemos no Google usando as palavras “adesivo mictmr”, o primeiro dos resultados conduziu a uma empresa produtora de alfaias. Nela, o valor de venda (receita bruta) de um adesivo é R$ 1,90. Isto mesmo, a magnânima quantia de 1 real e noventa centavos!!! Multipliquemos tal valor pelo número estimado de maçons existentes no Brasil, algo em torno de 200 mil, e chegaremos a um possível faturamento bruto de R$ 380000, isto se todos comprassem. Ou seja, como a enorme maioria dos membros da Ordem tem bom senso, é discreta e não vai comprar uma coisa dessas, ninguém vai enriquecer vendendo adesivos com a inscrição M.I.C.T.M.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário