terça-feira, 19 de julho de 2011

14º Landmarks

 Todos os 25 Landmarks compilados por Albert G. Mackey são tidos como aceitos, e que a Grande Loja acolheu e incluiu em nossa Legislação, em especial sob o aspecto místico, sendo que um dos mais importantes é o 14º:  "O direito de todo maçom visitar e tomar assento em qualquer Loja é um inquestionável Landmark da Ordem.É o consagrado direito de visitar, que sempre foi reconhecido como um direito inerente que todo irmão exerce quando viaja pelo Universo. É a conseqüência da família maçônica universal ".
O direito de "visita" e de "tomar assento", a qualquer Loja, decorre do fato de que um Iniciado não pertence somente a uma determinada Jurisdição, ou Loja. Ele faz parte da Maçonaria Universal, porque é um dos componentes da Ordem, ou seja, faz parte do "Corpo Místico" da Maçonaria.
Não é concedido ao Maçom, apenas o direito de "visitar", mas o de "sentar", que significa "tomar parte" da sessão."Sentar" significa posicionar-se, de forma física, para que o corpo permaneça "neutralizado", deixando o pensamento "livre". A postura adquire importância relevante e para melhor entendimento, basta atentarmos às posturas dos "yoguis", que obtém resultados para o corpo e a mente, e conduzem a um profundo misticismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário