segunda-feira, 14 de maio de 2012

Casamento e Família - Uma Luta Pela União


Diante das contestações que se avolumam, na atualidade, pregando a reforma dos hábitos e costumes, surgem os demolidores de mitos e de Instituições, assinalando a necessidade de uma nova ordem que parece assentar as suas bases na anarquia.

A onda cresce e o tresvario domina, avassalador, ameaçando os mais nobres patrimônios da cultura, da ética e da civilização, conquistados sob ônus pesados, no largo processo histórico da evolução do homem.

Os aficionados de revolução destruidora afirmam que os valores ora considerados, são falsos, quando não falidos, e que os mesmos vêm comprimindo o indivíduo, a sociedade e as massas, que permanecem jungidos ao servilismo e à hipocrisia, gerando fenômenos alucinatórios e mantendo, na miséria de vários matizes, grande parte da humanidade.

Entre as Instituições que, para eles, se apresentam ultrapassadas, destacam o matrimônio e a família, propondo a promiscuidade sexual, que disfarçam com o nome de "amor livre", e a independência do jovem, imaturo e inconseqüente, sob a justificativa de liberdade pessoal, que não pode nem deve ser asfixiada sob os impositivos da ordem, da disciplina, da educação...

Excedendo-se, na arbitrariedade das propostas ideológicas ainda não confirmadas pela experiência social nem pela convivência na comunidade, afirmam que a criança e o jovem não são dependentes quanto parecem, podendo defender-se e realizar-se, sem a necessidade da estrutura familiar, o que libera os pais negligentes de manterem os vínculos conjugais, separando-se tão logo enfrentam insatisfações e desajustes, sem que se preocupem com a prole.


Não é necessário que analisemos os problemas existenciais destes dias, nem que façamos uma avaliação dos comportamentos alienados, que parecem resultar da insatisfação, da rebeldia e do desequilíbrio, que grassam em larga escala.

A monogamia é conquista de alto valor moral da criatura humana, que se dignifica pelo amor e respeito ao ser elegido, com ele compartindo alegrias e dificuldades, bem-estar e sofrimentos, dando margem às expressões da afeição profunda, que se manifesta sem a dependência dos condimentos sexuais, nem dos impulsos mais primários da posse, do desejo insano.

Utilizando-se da razão, o homem compreende que a vida biológica é uma experiência muito rápida, que ainda não alcançou biótipos de perfeição, graças ao que, é frágil, susceptível de dores, enfermidades, limitações, sendo, os estágios da infância como o da juventude, preparatórios para os períodos do adulto e da velhice.

Assim, o desgaste e o abuso de agora tornam-se carência e infortúnio mais tarde, na maquinaria que deve ser preservada e conduzida com morigeração.


Aprofundando o conceito sobre a vida, se lhe constata a anterioridade ao berço e a continuidade após o túmulo, numa realidade de interação espiritual com objetivos definidos e inamovíveis, que são os mecanismos inalienáveis do progresso, em cujo contexto tudo se encontra sob impositivos divinos expressos nas leis universais.

Desse modo, baratear, pela vulgaridade, a vida e atirá-la a situações vexatórias, destrutivas, constitui crime, mesmo quando não catalogado pelas leis da justiça, exaradas nos transitórios códigos humanos.

O matrimônio é uma experiência emocional que propicia comunhão afetiva, da qual resulta a prole sob a responsabilidade dos cônjuges, que se nutrem de estímulos vitais, intercambiando hormônios preservadores do bem estar físico e psicológico. Não é, nem poderia ser, uma incursão ao país da felicidade, feita de sonhos e de ilusões.

Representa um tentame, na área da educação do sexo, exercitando a fraternidade e o entendimento, que capacitam as criaturas para mais largas incursões na área do relacionamento social. Ao mesmo tempo, a família constitui a célula experimental, na qual se forjam valores elevados e se preparam os indivíduos para uma convivência salutar no organismo universal, onde todos nos encontramos fixados.

A única falência, no momento, é a do homem, que se perturba, e, insubmisso, deseja subverter a ordem estabelecida, a seu talante, em vãs tentativas de mudar a linha do equilíbrio, dando margem às alienações em que mergulha.

Certamente, muitos fatores sociológicos, psicológicos, religiosos e econômicos contribuíram para este fenômeno. Não obstante, são injustificáveis os comportamentos que investem contra as Instituições objetivando demoli-las, ao invés de auxiliar de forma edificante em favor da renovação do que pode ser recuperado, bem como da transformação daquilo que se encontre ultrapassado.

O processo da evolução é inevitável. Todavia, a agressão, pela violência, contra as conquistas que devem ser alteradas, gera danos mais graves do que aqueles que se buscam corrigir. O lar, estruturado no amor e no respeito aos direitos dos seus membros, á a mola propulsionadora do progresso geral e da felicidade de cada um, como de todos em conjunto.


Para esse desiderato, são fixados compromissos de união antes do berço, estabelecendo-se diretrizes para a família, cujos membros se voltam a reunir com finalidades específicas de recuperação espiritual e de crescimento intelecto-moral, no rumo da perfeição relativa que todos alcançarão.

A precipitação e desgoverno das emoções respondem pela ruptura da responsabilidade assumida, levando muitos indivíduos ao naufrágio conjugal e á falência familiar por exclusiva responsabilidade deles mesmos.

Enquanto houver o sentimento de amor no coração do homem --- e ele sempre existirá, por ser manifestação de Deus ínsita na vida --- o matrimônio permanecerá, e a família continuará sendo a célula fundamental da sociedade.

Envidar esforços para a preservação dos valores morais, estabelecidos pela necessidade do progresso espiritual, é dever de todos que, unidos, contribuirão para uma vida melhor e uma humanidade mais feliz, na qual o bem será a resposta primeira de todas as aspirações.


Fonte: Livro: Antologia Espiritual
Benedita Fernandes & Divaldo P. Franco

Os Segredos do Capitólio de Washington


O Capitólio dos Estados Unidos da América não é simplesmente qualquer outro prédio governamental. É o centro espiritual dos Estados Unidos; Sua estrutura, sua arte e seus símbolos revelam a grande importância das fraternidades secretas na construção do governo mais poderoso da terra. Vamos explorar o Capitólio e descobrir as características que tornam este edifício uma construção maçônica, um Templo de Salomão Americano do Século XXI.


O Capitólio é visto pela mídia norte-americana como a sede da democracia, onde grandes decisões políticas são tomadas. Muito poucos reconhecem os elementos espirituais da arquitetura e o simbolismo do edifício, que literalmente faz com que seja um templo de mistérios maçônicos. No centro de tudo esta George Washington, um maçon, grau 33 , ungido como o "CRISTO AMERICANO". O edifício do Capitólio esta envolvido em muitas noções desconhecidas para o homem comum, ainda os construtores pareciam dar grande importância para eles: o alinhamento com os corpos celestes, a importância de linhas, numerologia ocultista, energia espiritual, etc . Essas coisas poderia soar como "novidade maluca ", mas não para o para os Fundadores, que atribuem grande importância a eles. Aqui esta um olhar profundo sobre o significado do Capitólio.


Criado pela Maçonaria

O Capitólio, como todos os de Washington, DC, foi quase inteiramente desenhado por maçons e integra-se dentro de sua arquitetura e arte e seus conceitos "artísticos".

O Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, DC, foi a criação de uma sucessão de arquitetos que eram quase todos os maçons. Originalmente concebido por William Thornton (1759-1828), a obra foi concluída pelo irmão Benjamin Latrobe (um aluno do arquiteto Inglês Samuel Pepys Cockerell, 1754-1827), que também redesenhou-lo após a guerra de 1812. As alas laterais e a grande cúpula foram acrescentados posteriormente pelo irmão Thomas Ustick Walter.



Pedra Fundamental da Construção, George Washington em Traje Maçônico.

A pedra angular do Capitólio E.U.A, foi estabelecido com honras Maçônicas em 18 de setembro, de 1793 sob os auspícios da Grande Loja de Maryland. Na cerimônia, que o presidente George Washington presidiu. O Venerável Irmão Washington foi assistido por RW Bro. Joseph Clarke, Grand Master pro. Joseph Clarke, Grão-Mestre pro. tem. of Maryland, Wor. TEM. de Maryland, Wor. Elisha C. Dick, Master of Alexandria Lodge No. 22 of Virginia (Washington's home Lodge) and Wor. e Wor. Valentine Reintzel, Valentine Reintzel, Mestre da Loja n º 9 de Maryland (agora Potomac Lodge n º 5 do Distrito de Colômbia).


O Capitólio em frente ao Monumento de Washington 

Layout Geográfico




Washington DC foi cuidadosamente definidos de acordo com princípios ocultistas antigos. O Capitólio é uma parte vital do projeto pela sua localização e sua forma característica mais importante do Capitólio é, naturalmente, sua enorme cúpula, que carrega um significado simbólico pesado, como veremos mais tarde. Esta cúpula esta de frente ao Monumento de Washington, a 555,5 metros de altura (6666 polegadas) réplica de um obelisco egípcio. Este layout é muito semelhante à praça de são Pedro, no Vaticano, onde um obelisco esta de frente a uma cúpula gigante. Veja na imagem abaixo:


Praça de São Pedro, Vaticano. Um obelisco de frente para uma cúpula.

O layout também pode ser encontrado em Paris, Astana e muitas outras cidades. Não há aqui uma coincidência: este layout traz um importante significado alquímico. Em quase todas as culturas, a cúpula tem sido associado com o princípio feminino, o útero, a matriz. Oposição a ele está o obelisco, símbolo egípcio antigo fálico que representa o princípio masculino. A união desses dois princípios dá a luz a uma terceira entidade, uma descendência, que podem ser descritos como "energia espiritual". Se esta energia é simbólica ou uma realidade palpável é algo que eu não sei (ainda), não estou qualificado para avançar diante. Muitas teorias afirmam que as formas, tais como pirâmides, cúpulas e arcos pode armazenar, extrair ou difundir, a energia que os cerca, mas deixo essa análise para outra pessoa. O tema da união dos princípios masculino e feminino é muito comum na arquitetura oculta e é seguramente o mais facilmente reconhecível.

Vamos olhar para o Capitólio. Imagine uma linha reta de partida na ponta da cúpula do Capitólio e indo para baixo, direita para a cripta. É assim que vamos explorar o Capitólio.


A ESTÁTUA DA LIBERDADE 


Estando em cima da cúpula do Capitólio é a enigmática estátua da Liberdade em pé sobre uma forma esférica, o que provavelmente representa a Terra, Em torno deste mundo está o ditado "E Pluribus Unum"

Ela é uma figura feminina alegórica cuja mão direita segura o punho de uma espada embainhada, enquanto uma coroa de louros da vitória e do Escudo dos Estados Unidos estão entrelaçadas em sua mão esquerda. O escudo heráldico é o mesmo que tem no Grande Selo dos Estados Unidos, com treze listras, exceto que o principal tem estrelas (mais uma vez, treze). Seus adereços é garantido por um broche com a inscrição "E.U.A" e está parcialmente coberto por um pano pesado, estilo indiano, com franjas e um cobertor jogado sobre o ombro esquerdo. Ela simbolicamente enfrenta o leste em direção à entrada principal do edifício, o que significa que aliás, nunca o sol se põe sobre a Liberdade. 


Então, quem é esta Deusa de pé, no topo do edifício mais importante da América e com vista para a capital do Estado? Ela certamente não é a Virgem Maria (você ficaria surpreso com o número de pessoas que pensam isso) e ela não pode ser positivamente associado com qualquer deusa da antiguidade. A verdade é que o bairro leva seu nome. DC = Distrito de Colúmbia. Ela é a deusa alegórica da América, a figura mitológica tipicamente americana, a Columbia.

O DOMO CAPTÓLIO


A cúpula do Capitólio, em sua pintura demonstra uma ótica extremamente significativa, que revela o significado espiritual filosófico, político e os objectivos dos Fundadores. . Raros são os escritores têm discutido o significado gnóstico, alquímico e esotérica deste trabalho, ainda que tenha sido visitado por milhões de turistas. O interessante livro "Freedom's Gate", escrito por William Gray e Mark Henry é o único trabalho que eu encontrei analisar o significado místico desta pintura chamada "The Apotheosis".


"A Apoteose" é a obra de Constantino Brumidi, um artista italiano que se tornou famoso por suas pinturas encomendadas pelo Vaticano e o papa Pio IX. In 1848, Em 1848, uma tentativa de derrubar o poder papal no Vaticano, foi liderado pelo maçom Giuseppe Manzini, que levou a um período de caos e aos persegidospelo Papa. O poder da revolução não foi, porém, bem sucedido e poder papal foi restaurada por uma coalizão Européia. Surpreendentemente, Brumidi não foi preso e considerado culpado de liderar um dos grupos revolucionários Manzini para derrubar o Vaticano. Mas foi sentenciado à prisão, mas mais tarde foi autorizada a deixar a Itália para o E.U.A. sob a condição de que ele nunca voltaria. Ele então fez um nome para si mesmo no E.U.A. trabalhando para fraternidades ocultas s jesuítas e tal. História Burmidi está em perfeita conformidade com o estatuto do Capitólio como o "Anti-Vaticano", ou o espelho, Mystery Religion, oposto do Vaticano. Vamos olhar Brumidi's magnum opus, a apoteose.

Uma apoteose pode ser definida como a exaltação máxima , a nível divino. Em outras palavras, esta pintura mostra a elevação de George Washington, a uma elevação de homem de Deus, como Jesus Cristo. Ele é mostrado sentado em um arco-íris e por trás dele é um portal, o vórtice, que o elevará para o céu (o mundo dos espíritos). Como dito acima, a cúpula esotericamente representa o útero doador da vida. Washington está prestes a sair do ventre da cúpula a experiência de renascimento como um deus imortal. William Henry foi devidamente assinalado que a divindade de Jesus Cristo foi retratado de forma semelhante na arte religiosa antiga.

"O Juízo Final" Hans Memling - Cristo em um Arco-Íris e Portal do Sol.

A Apoteose, portanto, envia uma mensagem clara: George Washington é o Cristo americano. Isto pode parecer blasfêmia para o cristão, mas está em perfeita harmonia com os maçons / Rosacruz / filosofia gnóstica dos construtores do Capitólio.

Os ensinamentos esotéricos explicam que uma centelha de divindade está adormecido dentro de cada pessoa. Esta interior piedade pode ser despertado através de uma formação intelectual e espiritual rigorosa e o domínio das artes ocultas. O resultado de um treinamento bem sucedido é o nascimento do homem perfeito, um Cristo, um homem-deus. Rosacruzes acreditam que os ensinamentos de Jesus Cristo, assim como Buda, mostram o caminho para a transformação espiritual que se deve proceder para atingir a iluminação. George Washington, como um pedreiro 33 graus atingiu este nível.

Contrariamente a pinturas, acima de Jesus, onde foi cercado por anjos e santos, Washington está rodeada por importantes figuras do paganismo antigo, que são partes intrincadas dos mistérios maçônicos: 


Hermes com o Chapéu Alado

Poseidon, Rei de Atlandida e sua Filha Vênus

Vulcano - deus do Fogo e Esotericamente o deus da Alquimia

Liberdade (Columbia) Espantando Reis e Tiranos

Ceres, deusa da Agricultura

Minerva, deusa da Sabedoria

Significado Alquímico 

A alquimia é uma filosofia e uma prática, com um objectivo de atingir a máxima sabedoria, bem como a imortalidade, que envolve a melhoria do alquimista, bem como a misturade várias substâncias ,descritas como possuindo propriedades incomuns. 

O objetivo final da alquimia é a realização do "Grande Obra", que é a transmutação dos metais em ouro, ou, esotericamente, a transmutação dos homens em deuses. O quadro reflete a harmonia entre os elementos da alquimia, que são ar, fogo, água e terra, que são incorporados, respectivamente, por Hermes, Vulcano, Ceres e Poseidon. George Washington se é retratado de forma semelhante como a figura de "alquimia" de Notredame, em Paris, veja:




A Alquinia - NotreDame - Paris


Washington - Apontando para o Livro

"No simbolismo alquímico,o trono Washington é centro da Sabedoria. Ele é comparável ao Selo da Grande Obra, na Catedral de Notre Dame. Comentando este selo em, O Mistério das Catedrais, Fulcanelli diz alquimia é representada por uma mulher com a cabeça nas as nuvens. Sentado em um trono, ela segura em sua mão esquerda um cetro, o símbolo do poder real, enquanto a mão direita apoia dois livros, um fechado (esoterismo), o outro exoterismo (aberto). Suportado entre os joelhos e correndo até o corpo dela, é um philosphorum do Scala - a escada dos filósofos - também conhecido como o Scala dei ou escada para o céu. , é George Washington nas nuvens. Em vez de um cetro , que ele tem uma espada voltada para baixo. Ele nos direciona para um livro aberto. Este é o livro da luz, o livro dos segredos celestiais. Quais são estes segredos? "




Diretamente sob a cúpula, no andar de baixo , está cripta do Capitólio. É composta por 40 colunas dóricas , que sustentam o andar de cima. No centro desse círculo de colunas, tem uma espécie bússola de bronze em forma de estrela, que é o centro, literalmente de Washington, DC. 



Todos os endereços de rua em Washington, DC são atribuídos um relação a esta estrela.
Se voce leu meu outro artigo sobre outra construção ''mistica'' , MANITOBA, tambem artigos relativos ao da Construção e do Supremo Tribunal de Israel, você vai notar que todos estes edifícios apresentam uma cripta com colunas colocadas em uma forma circular com uma estrela no centro , diretamente alinhado com a parte superior da cúpula. Esta característica distintiva apresentam nos dias modernos , templos maçônicos com significado especial.



Sob a cripta é o túmulo de George Washington. Seu corpo, no entanto, está em Mount Vernon, devido a uma batalha jurídica. Pode-se argumentar, contudo, que o túmulo dele, g.washington, está VAZIO ... um pouco como Jesus Cristo foi. Washington não é um homem, mas um deus dos tempos modernos para os americanos.


Outras Curiosidades

É impossível incluir todas as características notáveis do Capitólio, em um único artigo, mas aqui estão algumas fotos interessantes.


Esta escultura representando um Washington tronco nu e ardente (modelado como Zeus de Olímpia) foi concebido para ser colocado em exibição no Capitólio. Ele causou polêmica e as pessoas que se sentem incomodadas , muitos cristão inclusive.Ninguém compreendeu porque eles tinham que olhar para uma Washington nu. Eles também não entendem por que ele era retratado como um deus pagão.


Em 1955, uma sala de oração foi criada junto a cupula do Capitólio. . A janela mostra o deus-homem, Washington, orando e contém alguns outros símbolos interessantes que você pode reconhecer.


Concluindo, o Capitólio é o centro cerimonial da América. É onde os americanos comemoram a posse de seu novo presidente e onde estão aqueles que já faleceram. E nós estamos testemunhando que Obama marchouos 33 passos para o Capitólio, depois de sua posse, ou vendo caixão de Gerald Ford em exposição sob o título "A Apoteose", todos os rituais são totalmente impregnado de simbolismos ocultistas. É simplesmente impossível entender este país, seus governantes e a sua filosofia sem compreender a sua origem maçônica.




Através desta matéria disponibilizo a todos uma visita virtual ao Capitólio de Washington onde poderemos obter mais informações e dados não contido neste blogger devido a sua grande extensão, clique no link abaixo, Boa Visita a Todos:

Visite o Capitólio de Washington

Homenagem ao Dia das Mães:

"Uma mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus, e muito de anjo pela incansável solicitude dos cuidados seus;  uma mulher que, ainda jovem, tem a tranqüila sabedoria de uma anciã e, na velhice, o admirável vigor da juventude; se de pouca instrução, desvenda com intuição inexplicável os segredos da vida e, se muito instruída age com a simplicidade de menina; uma mulher que sendo pobre, tem como recompensa a felicidade dos que ama, e quando rica, todos os seus tesouros daria para não sofrer no coração a dor da ingratidão; sendo frágil, consegue reagir com a bravura de um leão; uma mulher que, enquanto viva, não lhe damos o devido valor, porque ao seu lado todas as dores são esquecidas; entretanto quando morta, daríamos tudo o que somos e tudo o que temos para vê-la de novo ao menos por um só momento, receber dela um só abraço, e ouvir de seus lábios uma só palavra.

Dessa mulher não me exijas o nome, se não quiseres que turve de lágrimas esta lembrança, porque... já a vi passar em meu caminho. Quando teus filhos já estiverem crescidos, lê para eles estas palavras. E, enquanto eles cobrem a tua face de beijos, conta-lhes que um humilde peregrino, em paga da hospedagem recebida, deixou aqui para todos o esboço do retrato de sua própria mãe.


História do Dia da Mães: 

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação. A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás. Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial. E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo

No Brasil a  introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG, em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921.

A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366.

Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

quinta-feira, 10 de maio de 2012















GRÃO-MESTRE DA GLEMA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DA CIDADE DE SÃO LUÍS

Na manhã desta quarta-feira  (9/5/12)), em sessão solene da Câmara Municipal de São Luís, o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão – GLEMA,  foi homenageada com o título de cidadão ludovicence.
O Título de Cidadão de São Luís é a mais importante honraria concedida pelo Legislativo Municipal a cidadãos que com desprendimento, dedicação e talento contribuem para o desenvolvimento do município.
A honraria foi entregue pelo vereador e Presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha, que foi proposta pelo Vereador Osmar Gomes Filho (PMDB), através do Decreto Lei 0003/12, que fez um pronunciamento onde disse:
“O dia de hoje é um dia especial, pois aqui estamos para homenagear o Dr. Bolivá Marques Vieira, nascido no dia 15 de dezembro de 1953, no povoado de Santa Maria no município de Timbiras, Estado do Maranhão, é filho do casal Pedro Marques da Costa e Francisca Vieira.Estudou no interior do Maranhão, se formou em direito pela Faculdade de Direito da Associalão de Ensino Unificado do Distrito Federal, mas foi aqui em São Luís, que o homenageado decidiu exercer sua profissão, de advogado. Foi aqui que o homenageado logrou aprovação em concurso público, como Procurador Federal. Portanto, Senhoras e Senhores, foi a esta cidade, que dedicou toda a sua vida e constituiu família. Foi também nesta cidade que o homenageado iniciou na Grande Loja Maçônica, sendo Aprendiz, foi elevado à condição de Companheiro Maçom e depois Exaltado a Mestre Maçom, seguindo os Graus Filosóficos e xercendo diversos cargos na Maçonaria, até o que hoje exerce, o mais alto posto na Ordem, é o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão. Como Maçom que é, tem sua vida fundada no amor fraterno, na esperança com amor a Deus, a pátria, à família e ao próximo, agindo com tolerância, virtude e sabedoria, sob a tríade Liberdade, Igualdade e Fraternidade, dentro dos Princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, para que o mundo alcance a felicidade geral e a Paz Universal”.



Ao discursar Bolivár Marques Vieira, agradeceu imensamente a homenagem e reafirmou o seu compromisso de colaborar em prol da felicidade da humanidade. Disse que “nunca imaginou que um menino que nascido no município de Timbiras, vindo da roça pudesse ser homenageado com um título que ora recebe... que se sente honrado por tal reconhecimento e que buscará sempre merecer a condição de cidadão da cidade de São Luís”.