domingo, 21 de agosto de 2011

Simão Jatene recebe comenda de Grande Benfeitor da Maçonaria



Eliseu Dias/Ag. Pará
Jatene foi o grande homenageado na sessão solene da Grande Loja Maçônica do Estado (Glepa), no Grêmio Literário e Recreativo Português
O governador Simão Jatene foi o grande homenageado, na noite de sexta-feira (19), durante sessão solene da Grande Loja Maçônica do Estado (Glepa), no Grêmio Literário e Recreativo Português. O governador recebeu o título de Grande Benfeitor da Ordem Maçônica, entregue pelo Grão Mestre Nazareno Nogueira, que representou os mais de dois mil maçons presentes em 40 municípios do Estado. Na ocasião, cerca de 500 integrantes da Ordem se reuniram em comemoração ao Dia do Maçom, celebrado, no Brasil, neste sábado (20).
 “Antes de tudo, queria agradecer e parabenizar a todos os maçons pelo dia. Uma das coisas cada vez mais raras nesse mundo é a fraternidade, no gesto de olharmos o outro como irmão. Mesmo em meio a essa sensação de que estamos vivendo momentos estranhos, vocês vêm e nos mostram que há luz. Talvez os senhores não tenham a dimensão do que isso representou para mim. Algumas homenagens vão para os livros, mas a que os senhores me fizeram hoje, vai comigo, acima de tudo, no meu coração”, agradeceu o governador.
Ao entregar o título de Grande Benfeitor, o Grão Mestre da Glepa, Nazareno Nogueira, lembrou a importância da homenagem, entregue àqueles que vivem de acordo com os princípios maçônicos de empenho pelo progresso do homem, amor ao próximo e à justiça. “Estamos comemorando nossa data magna, mas nesta noite o tema central é essa justa homenagem, em reconhecimento a tudo que o governador Jatene já fez. Em três anos, desde quando estou à frente da Grande Loja, é a primeira vez que entrego uma comenda desse porte”, disse Nazareno.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro, também participou da sessão e ressaltou a importância dos princípios da Ordem. “A minha felicidade maior é poder estar presente em um momento como esse, em reunião com aqueles que lutam por princípios tão esquecidos e importantes hoje em dia. Tenho certeza que essa homenagem será não só pelo que o governador já fez, mas principalmente pelo que ele ainda vai fazer por esse Estado”, reiterou.
Considerado sobrinho da Ordem, Jatene também agradeceu aos maçons pela lembrança ao seu pai Simão Abraão Jatene, maçom e fundador da Loja Castanhalense nº 28. “Tenho muitas lembranças do meu pai. Levo comigo, sim, a força dessa fraternidade, mas para ser justo e correto como sobrinho da maçonaria, preciso dividir essa homenagem com cada um dos irmãos. Apenas sirvo aos paraenses”, disse.
Participou ainda da comemoração ao Dia do Maçom a Ordem Demolay, que apresentou a Celebração das Luzes, a Ordem Arco-Íris e demais representantes da família maçônica. A programação em comemoração à data começou em  14 de agosto, com a I Caminhada do Dia do Maçom, da qual participaram comitivas das 66 Lojas ligadas à Grande Loja Maçônica do Estado, que, com 84 anos de fundação, é a quarta mais antiga do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário