quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Uma brasa sozinha perde o seu calor muito rapidamente.

A Maçonaria tende a buscar em seus integrantes um perfil definido de conduta perante a sociedade, um padrão ético, enfim, elementos identificadores dos ideais e princípios maçônicos, que se coadunam com suas altas finalidades sociais e morais...
A vida moderna mostra indícios jamais vistos antes em toda história da humanidade. Cada vez mais as pessoas vão ocupando seu dia somente com tarefas e afazeres e esquecem o lazer. O tempo está se reduzindo tanto que nem sempre é possível fazer o que se gosta ou ainda, o pouco que se precisa.
Em uma sociedade extremamente capitalista o Homem está se tornando cada vez mais o alvo de seus próprios interesses e de suas ambições. As pessoas sem perceberem estão se tornando escravas de si mesma e da sociedade em que vivem. Com o passar dos anos aquilo que antes era uma constante hoje não passa de um sonho de consumo muitas vezes inatingível, inalcançável: a tranqüilidade.
Se viajarmos de avião ao invés de fazer a viagem a pé, perderemos a chance de poder observar as esquinas do caminho, as árvores floridas, os córregos frescos, o canto dos pássaros, o entardecer e o amanhecer continuarão lá, mas não farão parte de nós. Quando, ao entardecer dos anos, nos sentarmos à frente da lareira, examinando em silêncio a bagagem de nossa vida, essas coisas não estarão lá.
Isso, em termos de comparação com a vida maçônica, pode acontecer àqueles irmãos que têm pressa em galgar graus mais elevados, e não dão o devido valor para esses pormenores, onde iremos admirar cada árvore florida, bebermos em cada córrego fresco, ouvirmos cada canto de pássaros, admirarmos cada entardecer e cada amanhecer.
Quando viermos para nossa Loja, vamos ouvir cada palavra, as boas e as más, as inspiradas e as cansativas, pois isso faz parte de cada um de nós. Cada experiência está em nossa bagagem, e descobrimos que o grande segredo da Maçonaria não está no aonde se chega, ou chegar mais rápido, mas no caminhar junto, compartilhando nossa humanidade no que ela tem de melhor e de pior, e estarmos presente em cada sessão.
A Maçonaria propaga e defende a VERDADE  como simples verdade. Assim, se o maçom busca sua mudança interior, o primeiro preceito que ele deve procurar desenvolver é o da verdade. Verdade sobre si mesmo e para consigo mesmo. Será se o motivo alegado para faltar a uma sessão é o verdadeiro? Será se estamos doando de nós tudo o que podemos em benefício de nossa Loja, em benefício do grupo a que pertencemos, ou seja, em benefício de nós mesmos? Vale a pena meditar sobre isso. Se cada um de nós fizer a sua parte, com certeza, os resultados nos surpreenderão a todos. Alguém já disse que “o todo é muito maior do que a simples soma das partes”.
Então, devemos perceber que cada um é responsável por aquilo que vive, por aquilo que quer para si e principalmente para o próximo. Não se pode apenas deixar acontecer, é vital que os sonhos não morram que não se perca o brilho e que a emoção às vezes possa predominar a razão. Pois só assim os pequenos, mas intensos momentos de felicidade nos permitam atingir a plenitude, alcançar à paz tão desejada, o equilíbrio tão perseguido, a vida tão sonhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário